sexta-feira, 11 de março de 2011

Facebook lança sistema para prevenir suicídios

O Facebook lançou um sistema para ajudar os utilizadores da rede social a reportarem possíveis casos de suicídio
A funcionalidade foi desenvolvida em parceria com a Samaritans, uma organização não governamental britânica especializada em prestar apoio psicológico, e consiste num formulário electrónico que os utilizadores podem preencher, caso considerem que um dos seus amigos no site possa estar a pensar cometer suicídio.
Depois de preenchido o alerta, esta informação é reencaminhada para os moderadores do Facebook que tentam ajudar o utilizador em causa.
Segundo avança a BBC, o sistema foi desenvolvido para prestar auxílio aos membros da rede social que publicam mensagens onde anunciam que se pretendem suicidar.
A organização que desenvolveu o sistema de alerta acrescenta que outro dos objectivos é evitar casos em que um dos utilizadores do site diz que se vai matar, mas depois ninguém presta atenção.
Um dos exemplos dados pela Samaritans foi o caso de Simone Back, uma mulher britânica que anunciou o suicídio no Facebook e acabou por ser encontrada morte um dia depois por ninguém ter levado a sua mensagem a sério.
A Samaritans revela que a funcionalidade começou a ser testada há cerca de três meses e nenhum dos casos reportados se revelou ser falso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...